Novo aspecto do blogue

verde

Vinham-se  acumulando os  problemas  na correcta visualização das páginas, motivo pelo qual fui forçado a alterar o seu design.  Ao mesmo tempo, tentarei acabar com as “postagens” de “spam”, que tanto trabalho dão a remover.

Espero terminar rápido (e bem!) os trabalhos. Até agora ainda só perdi alguns comentários em alguns posts que tentarei repor o mais rápido possível, pedindo desde já desculpas pelo sucedido, àqueles que os haviam publicado. 😳

Sombras – do alto e a céu aberto

Sábado 29Ago09. Tal como qualquer outra exploração mineira, também nas Minas das Sombras tiveram lugar as “explorações a céu aberto”. O afloramento à superfície de determinados filões, permitia este tipo de exploração. No entanto, nos trabalhos realizados alguns filões atingiram cotas negativas consideráveis. Hoje, misturados com escombros, grandes blocos jazem no tempo, revelando um trabalho impressionante e como que inacabado. A paisagem permite-nos panoramas magníficos. Seguindo um antigo trilho, aproveitou-se a oportunidade para uma “estudar” uma aproximação a Corvelle e verificar a possibilidade  futura de passagem até à Chã de Frielo, ou uma diferente abordagem à Nevosa. Descemos pelo mesmo trilho até ao edifício principal das minas. Recuperámos as mochilas e seguimos para a Amoreira.

HPIM1130

HPIM1133

HPIM1136

HPIM1137

HPIM1139

HPIM1147

HPIM1149

Vamos limpar o PNPG!! A Palavra convence, o Exemplo arrasta!

Vamos limpar o PNPG!!
O blogue Carris está a organizar uma actividade de limpeza do Parque Nacional da Peneda-Gerês nos dias 5 e 6 de Setembro. Esta limpeza será levada a cabo por grupos de voluntários que irão actuar em diferentes zonas do PNPG. Se quiseres participar, constituir um grupo de voluntários ou para qualquer informação, envia um email para limpar.o.pnpg.2009@gmail.com

HPIM1162

Esta é uma imagem de 29 de Agosto 2009.  O lixo acumulado dentro daquela que terá sido a casa do gerador e que agora está transformado em Incineradora dos Carris, vai-se acentuando. Lamentavelmente, e como agravante, penso eu, isto acontece num dos poucos edifícios que embora de espaço exíguo, fornece algum abrigo (completo) aos que visitam os Carris nos dias de intempérie.

Mas não é só aqui que a situação é dramática. A parte inicial do trilho dos Carris, da Ponte até à zona da fonte da Abilheirinha, é um W.C. público. O mesmo sucede na parte inicial do estradão da Portela do Homem até Calvos. E tantas outras…

Todos juntos poderemos inverter esta situação. A acumulação de lixo em alguns locais é, só por si, motivo para que outros facilmente cedam a lançar mais um lixinho p’ro monte, e uma latinha p’ra cabrinha. Participe! A Palavra convence, o Exemplo arrasta!

Informação completa

Até ao Castanheiro

HPIM1096

 

 

27 Agosto – 09:00 horas. Cheguei ao ponto de encontro bastante atrasado. Mudança de carro, e lá vamos nós cheios de vontade de fazer mais uma caminhada. Desta vez o objectivo era atingir o alto do Castanheiro. Por que lado e de que forma, isso  foi-se estabelecendo à medida que íamos caminhando. Eram 16:00 quando chegámos ao cume. Depois de regaladas as vistas, faltava apenas a decisão do regresso. Embora as opções fossem muitas, num olhar de cumplicidade rapidamente a decisão foi tomada! Por aqui!

Lentamente começamos a descida. E que descida! Progredindo lentamente, mas em segurança, retomamos o vale onde tínhamos iniciado, terminando este tão agradável dia com pouco mais de 20km andados.

 

HPIM1011

 

HPIM1013

 

HPIM1021

 

HPIM1024

 

 

HPIM1025

 

HPIM1026

 

HPIM1028

 

HPIM1030

 

HPIM1031

 

HPIM1036

 

HPIM1044

 

HPIM1048

 

HPIM1059

 

HPIM1061

 

HPIM1065

 

HPIM1068

 

HPIM1071

 

HPIM1100

 

HPIM1102

 

 

trilhocastanh