Nas mesmas montanhas

DSCF1561

Não quero entrar em comparações PNPG vs PNBL-SX. Cada caso é uma realidade diferente, obviamente. Mas estamos a falar de uma só região e de valores Naturais comuns. Quer o PNPG quer o PNBL-SX, enfrentam problemas  e desafios similares, estando ainda longe do ideal para o qual foram criados. No entanto, não sendo o PNBL-SX um parque imaculado ou exemplar, as diferenças, nomeadamente regras básicas de visitação, são notórias quando comparadas com o PNPG. Como disse, não é meu objectivo fazer comparações generalistas. Não digo que este é melhor ou pior, mas que, e sobretudo em aspectos basilares do seu funcionamento, as diferenças são muitas. Quero apenas deixar a informação sobre o procedimento actual do PNBL-SX, relativamente a autorizações.

Para visitar áreas reservadas ou de protecção especial, no Parque Natural da Baixa-Limia-Serra do Xuréz-  PNBL-SX, há regras. São necessárias autorizações. A “sustentabilidade” é encarada com mais seriedade, na minha opinião.São zonas bem identificadas e sinalizadas.

HPIM8984

O processo de autorização é simples e GRATUITO. O pedido também pode ser feito  por telefone e obter assim uma autorização sem custos e em “tempo real”. A análise, de momento, é imediata.

autorizacao_pnbl0001

Exemplo de uma autorização concedida para visitar a aldeia de Salgueiro

Ao mesmo tempo, a fiscalização existe. A sua presença é um garante da (alguma) nossa segurança e uma defesa da Natureza às mãos de vândalos destruidores. No meu caso pessoal, as (poucas) experiências e encontros com autoridades, quer vigilantes do Parque quer da Guardia Civil ou SEPRONA, foram registados com apreço e simpatia.

HPIM7379

 

Deixe uma resposta