Andaina Terrachan-Peneda 2011

Estava o sol a espreguiçar-se e a iluminação pública ainda acesa, quando chegamos a Pereira. Mais uma edição da caminhada à Peneda organizada pelo Concello de Entrimo. Desde já, parabéns à Organização. A opção de partida desde A Pereira foi ditada por vários factores, entre outros 🙂 , a meteorologia e a composição do grupo. ( que inesperadamente foi crescendo!), e o acordado com as promotoras do convite, Maribel e Maricarmen, a quem agradeço.

Lá partimos pouco antes das 8 horas (TMG+1), ajustando o passo, espreitando o céu e avaliando as fortes possibilidades de chuva…

Muito pouco depois, logo no início, viríamos a encontrar 3 simpáticas senhoras com quem acabámos por fazer todo o caminho. A espontaneidade no seu melhor!!! O Mundo é pequeno e as coincidências, são isso mesmo, – Coincidências! Duas dessas senhoras eram conhecidas da edição anterior (2010). Rápida e animadamente chegámos ao lugar de Gurita iniciando a descida para atravessar o Laboreiro. O dia clareava e parecia prometer tréguas. Atravessado o rio, a subida para Pousios – via Ribeiro de Cima – já foi feita ao sol.

Paragem obrigatória no Tanque (sem água!) antes de atravessar a estrada  para recuperar e “preparação psicológica” para a “mítica”subida até à chã entre o Salgueiral e a Felgueira Ruiva, conhecida como “Campo de Bezerros” na denominação Galega.

A chuva também se fez companheira ao chegarmos quase ao início da descida para o santuário da Peneda.

Com o santuário à vista o animo cresceu. Com toda a precaução lá fomos descendo.…até à estrada, local para a foto final.Tempo para mudar de roupa, repor forças e conviver com os que iam chegando pouco a pouco. Elementos da Protecção Civil estavam ali para receber os participantes e proporcionar mais um abastecimento de fruta e água.

Cerca das 14horas, partiria o primeiro autocarro para a Terrachan. Como sempre, ali no largo esperavam-nos as tortillas e as empanadas, entre muitas e variadas tapas. Tempo para breve convívio com esta simpática gente… Infelizmente outros compromissos pessoais obrigaram-me a partir ainda antes da chegada dos que faltavam.Foi com muita pena que não estive até final, partilhando experiências e perdendo o habitual sorteio… 🙁 Obrigado a todos!