Passeio domingueiro por Gustomeao

Depois de alterados os planos devido ao cancelamento da “Cãominhada“, pouco mais restava que um passeio domingueiro. Embora o Sol fosse espreitando timidamente, o céu encoberto sobrepunha-se aos cumes mais altos. Fácil. Caminhar a cotas mais baixas… ’tá-se mesmo a ver!!! Coisas de Domingo!

Saindo de Lobios ao acaso, pela estrada que nos conduz por Ogos, Delás, Saa, passámos por Gustomeao. Tomámos a decisão de estacionar e percorrer estes caminhos entre aldeias, como pretexto para esticar as pernas. Uma boa oportunidade para aprofundar os imensos caminhos e carreiros que servem – ou serviam – o acesso aos campos de cultivo, aos locais de pasto,  ligavam os diferentes lugares mais isolados, normalmente “estradas sem continuidade”, onde é difícil encontrar lugar para “inverter a marcha” quando nos vemos quase a arrancar com o retrovisor um pedaço de uma esquina já marcada com antigas cicatrizes…’ tá-se mesmo a ver!!! Coisas de Domingo! É incomparavelmente melhor percorre-los a pé.

Com as cores de Outono a renderem-se a efemeridade dia após dia, ainda podemos desfrutar de belos contrastes de verdes, amarelos, vermelhos e cores quentes de terra. Mesmo com uma luz difusa, própria destes dias enublados de montanha, encontramos locais que não cabem numa foto, por muito grande que seja a “resolução”. ;-)Mesmo assim, atrevi-me a tentar ser fotógrafo… ’tá-se mesmo a ver!!! Coisas de Domingo!