Por alturas de Março, percorrendo o trilho das Sombras, ali pela zona de Escada de Paredes (não confundir com a Ponte de Porta Paredes) encontrei este anfíbio pachorrento. Gentilmente prestou-se a umas fotos, pois não tinha pressa nenhuma, nem se incomodou com a minha presença…
Ao chegar a casa procurei alguma informação e deparei-me com isto:
Celestial orientation in the marbled newt (Triturus marmoratus)
Quem diria…
O tritão-marmoreado ou tritão-verde (Triturus marmoratus) é uma espécie de anfíbio caudado pertencente à família Salamandridae.
O tritão-marmoreado tem cor castanha-escura ou preta, apresentando manchas verdes de forma irregular. Os machos adultos tem uma risca branca ou bege na cauda e apresentam uma crista dorsal durante a época de reprodução.
As fêmeas e juvenis não apresentam crista dorsal, mas sim uma risca vermelha ou alaranjada. A barriga pode ir desde o bege até ao preto, podendo apresentar um número variável de manchas brancas ou pretas.
ENCONTREI UM IGUALZINHO AQUI NA RUA, OS MIÚDOS IAM MATA-LO DECIDI TRAZE-LO PARA CASA MAS AGORA TENHO QUE ARRANJAR MANEIRA DE O DEVOLVER OU A QUEM SAIBA CUIDAR OU DEVOLVE-LO A NATUREZA, MAS N SEI EM QUE SITIO O COLOCAR. AQUI NA RUA NAO LOGICAMENTE QUERIA AJUDA-LO. ALGUEM ME AJUDA PF?
É um animal inofensivo. Tratando-se de um anfíbio deverá devolve-lo ao seu ambiente nas proximidades de terrenos húmidos e ribeiros.
Encontrei um em Benfica, infelizmente já morto. Fiquei curiosíssimo sobre a sua proveniência, pois o terreno onde estava não aparenta ter qualquer ribeiro ou lagoa.
Um dia destes vou fazer uma busca, para ver se descubro de onde vinha e se haverá mais. Se estiver interessado em colaborar, contacte-me.
É uma zona que neste momento ainda não tem construção mas há projectos. Seria interessante que o projecto contemplasse a salvaguarda do habitat dos tritões.