VII camiñada Terrachán – Peneda

frontal andaina

 

12Set09

Foi de imediato e com enorme prazer, que aceitámos o amável convite da Maribel e da Maricarmen para participar nesta “Andaina”. A Maribel foi quem tratou das inscrições e, sobretudo, quem nos animou desde a primeira vez  que abordámos o assunto – Obrigado!!!

Decidimos que o “nosso” percurso seria uma variante do percurso oficial. O objectivo, para lá da participação obviamente, era fazer com que caminheiros menos treinados e com alguns receios relativamente ao seu desempenho – e empenho 😆 , chegassem à Peneda.

Encurtado o trajecto, começando em Pereira e suprimindo a passagem por Ribeiro de Baixo,  andando logo directos a Pousios – Ribeiro de Cima, depois de cruzado o Rio Castro Laboreiro, e saindo cerca de uma hora mais cedo do horário estabelecido, estavam reunidas as condições mínimas para o desafio.

8h:15m -Ponto de encontro e saída para Pereira. Início da caminhada às 8h:30m. Embora se esperasse uma temperatura elevada ao longo do dia, àquela hora estava óptimo para caminhar. Uma ligeira brisa amaciava as asperezas  das subidas. O trilho bem marcado e recentemente limpo, proporcionaram uma navegação fácil e agradável. Parabéns à Organização!

mapapereira-peneda

 

Subindo até O Mioto, continuando até A Gurita para depois começar a primeira grande descida  até ao rio Castro Laboreiro, fronteira natural destes dois países irmãos.  O vale profundo entre sombras e a primeira luz, ainda amarelada, proporcionavam uma paisagem agradável. Sem dúvida um dos trechos mais belos deste percurso tão rico em tudo – Duas descidas dignas do nome (para o rio e para o santuário!) – uma subida de se lhe tirar o chapéu (Alto dos Bezerros – Salgueiral) Paisagens soberbas, Ambiente fantástico, participação aguerrida, organização excelente, um cúmulo positivo de um dia memorável e bem passado.

Uma vez chegados à Peneda efectuamos o registo de chegada no carro da Proteccion Civil. Com água e fruta à disposição, à medida que todos iam chegando, contavam-se histórias, ouviam-se relatos, esperávamos o autocarro para o regresso. Cerca das 15:00h chegámos a Terrachán. As instalações do colégio estavam abertas para serviços de duche. Esperava-nos uma mesa recheada de tortillas, empanadas, panados… e tudo mais na tradição Galega dos petiscos e na mestria de “picar”. Bebidas frescas como a frescura de ambiente entre todos. Descontraído e informal. Tempo de convívio, de troca de experiências e de relatos. Tempo de novos amigos

Seguiu-se ainda um animado sorteio de prémios, onde foram entregues vários artigos (bastões – camisetas-  garrafas de água – meias etc. ) gentilmente cedidos pelos patrocinadores e apoiantes da iniciativa.

Parabéns.

En horabuena