De Ganceiros à Cela

De Ganceiros à Cela, ou o trilho da mentira…

Uma caminhada ( e um dia!) para esquecer. Era dia de Rally! como expliquei aqui.

O último prospecto (coisa horrorosa!) distribuído pelo PNBL-SX apresenta o “novo” sendeiro Ganceiros – A Cela – Pitões. Já tinha percorrido esta zona no ano passado, e, maldito rally, repetir o caminho, parecia-me a melhor opção dadas as circunstâncias. Já eram 8:30 e, sem grandes alternativas pela zona, convenci-me a ir ver como estaria o tal trilho, uma vez que está sugerido no dito prospecto.

Com uma boa dose de desconfiança, estaciono à saída de Ganceiros junto ao início do estradão de terra batida. A primeira confirmação das minhas suspeitas ocorre quando se deixa o estradão e se segue por um caminho empedrado. Dois postes, sem qualquer marca ou inscrição, assinalam a bifurcação. Logo a seguir, no tramo que sobe, segundo poste. Igual aos anteriores desprovido de qualquer marca.Segue-se um desfile de postes de marcação, e que mostra ao mesmo tempo o aspecto e a conservação generalizada do trilho.e quanto a limpeza:Até que apareceu uma “marca”…e outras da mesma autoria, suponho!Chegado ao alto de Rebordiño e já sem a sombra do pinhal, avisto a famosa ponte, quase tão famosa como esta, que atravessa o Salas e nos possibilita o acesso a A Cela.

A descida até à ponte faz-se seguindo por trilho igualmente por limpar. Apenas esta aceitável no tramo final mesmo ao chegar à ponte.

Saindo da ponte…

Até que aparece uma marcação! e, ou oito ou oitenta…ou seja, a limpeza também “limpou” o poste, como se vê (mal mas vê-se o poste caido) aqui,

Para logo depois se encontrarem cobertos pela densa vegetação do caminho que, pela parte de baixo da estrada, nos leva até à aldeia de A Cela.

Ao fim disto tudo, chegado à aldeia, para terminar em beleza, regressei pelo mesmo caminho até ao Alto do Foxo, descendo até Ganceiros pelo estradão. Continuei a ver marcações antigas e sem sentido algum. Será que sobra alguma coisa, daqui?
Já em Março de 2010, as coisas não iam bem…mas continuam

Uffa! que dia…