É. É um Rally em plena reserva da biosfera. Coisa rara! mas é verdade. ‘Sustentabilidade’..eles lá sabem e provam!
Realizou-se ontem a 8ª edição do Rallye Ourense Baixa Limia. Estão todos de parabéns. Assim, e nada tendo contra o automobilismo, a modos que “haciendo el parvo”, pergunto eu: – Quem autoriza este tipo de actividades num Parque Natural, Transfronteiriço e Reserva da Biosfera? Bom, já se tinha feito anteriormente, dirão alguns. É certo. Mas também não há necessidade de continuar a insistir na asneira. Ou haverá! Quem sabe?
Talvez o saiba aquele senhor que integrava o pequeno grupo de pessoas que se vêem no final do curto vídeo acima. Ao chegar a Cela, vindo de Ganceiros pelo trilho que passa pelo Rebordiño, farto de ouvir os carros acelerando e indignado com a realização desta prova, aproximei-me destes senhores e, percebi de imediato, que o errado era eu! Comecei com ironia, perguntando se o dinheiro gerado por estas actividades seria aplicado na limpeza dos trilhos…e se, já agora, podiam realizar um rally cada semana, incentivando o Turismo. “Cada uno fai o seu deporte!”. Foi a resposta que levei. Claro que retorqui. Perguntei se um caminheiro está errado ao andar num Parque Natural e se achavam correcta a realização de um rally.
Ainda tive tempo para ouvir das que não quis! das quais se salienta esta:“Non lo sabeis? estes (eu, para o caso) levam toda unha vida andando, e non chegan a ter can!”
– Para não descer mais baixo do que considero “sustentável”, para conversas deste tipo, com este tipo de gente, atravessei a estrada, fotografei um carro, despedi-me destes senhores com a cordialidade que preservo, e voltei a Ganceiros, continuando a ouvir o roncar dos motores, pelo mesmo “sendeiro”, por limpar, e com uma sinalização duvidosa… de que vos falarei…PERDONEN LAS MOLESTIAS!
Também ficou isto:
Olá Zé,
Exelente reparo,admiro-te por isto!
E no Gerês(Portugês) proibe-se um simples pescador desportivo que pratica pesca sem morte e respeita ao mais Ínfimo promenor ambiental,mas por outro lado permite-se a caça em zonas,peredes meias com ZPT(ex.Alto da Pedrada sobranceiro ao Ramiscal)e a proliferação de involucros espalhados aliatoriamente pela serra….e os elitistas somos nôs que procuramos um pouco de paz e serenidade que só a serra nos pode dar?
João Dias
Obrigado João pelo teu comentário.
Cada vez mais me parece que se desnortearam! Quer nas proibições, quer nas autorizações! Quer de um lado, quer do outro…
Enfim, nada de novo! mas não consigo ficar calado…Só temos o que merecemos!
Como sabes, “um simples pescador desportivo que pratica pesca sem morte e respeita….” é como um outro qualquer, residente, visitante, caçador, caminheiro, “bttista”, corredor, amante da natureza, técnico, investigador, padeiro, correeiro, funileiro, palhaço, actor, cineasta, realizador de sonhos, o que queiras…é um intruso! Sempre! Estavas(mos) à espera de quê?…e, os compromissos, sei lá de quem e perante quem, são compromissos! até posso escrever com maiúscula; COMPROMISSOS. O mau hábito destas coisas, passa sempre pela nossa ancestral capacidade de sofrimento, ou não teríamos o Fado como canção nacional!!
Deixa-me rir…que sempre é melhor que chorar! Já é quase um desporto, sabes!
🙂
Agora, e com respeito, …um “8 º rallye”?… naquele sítio? Só falta outro! Da Portela do Homem ao Vidoeiro! O parque fechado e as verificações técnicas fazem-se no estacionamento que fica por trás. Até Leonte não pagariam portagem! 🙂
Abraço