Vandalismo

HPIM0408

Esta foto foi realizada no dia 8 de Agosto. Trata-se de uma vista parcial de um dos edificios (o mais baixo) da lavaria das Sombras. Na altura o que me chamou à atenção foi a colocação criteriosa e humorada,  de uma pá e de uma roda, sobre o muro de blocos. Até aqui tudo bem. Detive-me e fiz a foto.

HPIM0831A

No dia 21 de Agosto, volto a passar no mesmo local e qual não é o meu espanto, vejo que a janela “entaipada” a tijolo foi destruida. Numa breve análise dos factos, facilmente se constatava que alguém teria utilizado alguns dos blocos para arremessar contra a dita janela. Diversão?

Fiquei triste ao ver mais uma cicatriz no que resta destes edifícios. Pensei que, se um dia alguém quiser, já não digo recuperar, mas pelo menos conservar o que resta, como testemunho vivo de uma época e da actividade ligada à exploração mineira do volfrâmio, será demasiado tarde e muito (ou tudo)  estará perdido.

Dir-me-ão que se trata de uma janela fechada a tijolo!!! Pois muito bem.

Trata-se de uma janela que foi fechada a tijolo e que testemunha um período de (não)utilização dos edifícios.

Trata-se de pequenas marcas e evidências que possibilitariam “fazer” a história verdadeira deste complexo mineiro,  e que, para lá das agressões e destruição que o simples abondono e acção dos elementos naturais vão produzindo, vão desaparecendo de forma acelarada.

HPIM1116

Dois dias depois voltei a passar no mesmo sítio. A destruição continuava. O estado actual é este. A mão do Homem,  que construiu, agora destroi…e as coisas perdem-se de forma irreversível.

Ao menos deixem-no cair sozinho.