A Cela – Portela de Pitões – Guntumil e depois

hpim8941

No passado dia 11, ao nascer do Sol, iniciamos o caminho em A Cela. É uma pequena aldeia do concelho de Lobios cujos ex-libris são as casas integrando arquitectonicamente grandes “bolos” de granito. A luz ainda era tão pouca, que optamos por deixar as fotos para o regresso… Não sabíamos ainda muito bem como!!!O objectivo era chegar a Portela de Pitões e depois decidir para que lado seguir, de acordo com o tempo gasto.  O dia prometia ser quente.  Termos começado tão cedo foi vital para que esta caminhada se revelasse tão agradável e nada penosa, coisa que não aconteceria decididamente, caso tivesse sido realizada mais tarde. Quando chegamos a Guntumil pelas 14:30, o Sol era impiedoso, o que fez a parte final do percurso menos prazenteira…ainda por cima asfalto! boh!

Saindo de A Cela, ainda com muita pouca luz, chegamos a Alvite. Desassossegamos os cães todos que teimavam em assinalar a nossa presença. Uma ou outra foto, e rumo a Salgueiro. (é necessário solicitar autorização ao PNBL-SX para visitar Salgueiro.)

Tempo para a visita e um pequeno descanso.

A partir de Salgueiro, continundo a subir, chegamos à Barxa. Estamos na parte final do trilho depois de atravessar um Carvalhal começando a avistar a albufeira de Salas. O final do trilho é no cruzamento Pitoes das Júnias e para o Refugio do Pisco. Descemos a estrada alcatroada que nos levou até Guntumil tendo passado em Requias. Terminamos na Tienda do Manolo onde arranjamos o transporte de regresso a Cela.

hpim8934

hpim8950

hpim8964

hpim8980

hpim9001

hpim9041

hpim9043

hpim9054

hpim9057

hpim9071

hpim9093

hpim9098

hpim9100