Processionária do pinheiro II

O ciclo biológico da processionária completa-se, normalmente, num ano, distinguindo-se duas fases: uma fase aérea, na copa dos pinheiros, e outra fase subterrânea, no solo.

Estas lagartas passam por cinco estádios.  É a partir do 3º estádio que se tornam perigosas para a saúde pública. Os 1º e 2º estádios de crescimento ocorrem, normalmente, no período do Outono (meados de Setembro/finais de Outubro). As lagartas jovens vivem em ninhos provisórios, que vão sendo abandonados até à formação de um ninho definitivo (ninho de Inverno), onde vivem em colónias e aí se protegem das baixas temperaturas. Os 3º , 4º e 5º estádios normalmente ocorrem no período de Inverno, quando as lagartas estão em crescimento activo nos seus ninhos de Inverno – os quais têm o aspecto de um novelo de seda – e mantêm os hábitos de alimentação nocturna, permanecendo no ninho durante o dia, funcionando este como acumulador térmico.

hpim6982

hpim6927

hpim6976

O 5º Estádio ocorre entre meados de Fevereiro a fins de Maio. Após atingirem o seu grau de desenvolvimento máximo, as lagartas abandonam os ninhos e, em procissão, descem das árvores para se enterrarem no solo a uma profundidade de 15-20 cm, para passar à fase seguinte – de pupa ou crisálida – e evoluírem para insecto adulto – a borboleta (Thaumetopoea pityocampa) que emerge no Verão, completando assim o seu ciclo anual. Os períodos referidos, tem por base um ano normal  em termos climatéricos.

info recolhida aqui e aqui

fotos do autor- estradão de subida ao Alto de St.ª Eufémia. PNBL-SX Abril09