Entre cobras e lagartos

E assim, sem mais nem menos, lá fomos visitar as Minas das Sombras mais uma vez. O trajecto mais frequente. Saída da Ermida de N.ª Sr.ª do Xurés, iniciando pelo lado de baixo, isto é onde deverá terminar o trilho “oficial” marcado pelos serviços  do Parque Natural Baixa-Limia, pois pensava eu que tinha uma boa justificação para tal. O motivo estava fisgado.  Com duas semanas a estagiar em banho maria, à espera de um dia e uma hora…   com uma luz mais adequada do que a que tinha  tido até aí…E aí está a oportunidade.

hpim6021

Céu limpo e um Sol brilhante! Cedo, e ainda com uma luz rasante capaz de definir melhor as formas e o relevo! e num detalhe mais próximo,

hpim6022

O recorte da cobra é perfeito!

Do muito(?) que tenho procurado sobre este motivo esculpido nesta rocha,  pouco ou nada sei até agora.  Continuo a procurar informação. Veremos…Até agora, as pessoas com quem falei – residentes locais e proximidades –  sabem pouco (ou preferem mostrar desconhecimento(?)) e ignoram tal facto quando questionados directamente. Pensava eu que seria muito conhecida, com uma(s?) qualquer lenda associada, e por aí adiante. Qual quê! Nada.

E a partir daqui tudo é mais ou menos igual a tantas idas até às minas. Nas zonas mais desprotegidas da encosta, um vento frio soprava forte, mas o dia estava bom muito para caminhar. E estava tão bom que fomos ver o Altar de Cabrões mais de perto. Baralhado entre uma possível nuvem avizinhando chuva,  que  necessariamente reformularia os planos, e a constatação de mais uma (possível) queimada lá para sul – ou sudoeste dos Carris, foram 10 minutos de pensamentos contraditórios. Era fumo decididamente! estas queimadas…enfim!Queimada?  Queimada, queimada é a galega. Só pega fogo na garganta dos temerosos  que se atrevem a bebê-la, com a vantagem de não se propagar.

Ficam as fotos nesta galeria do blogue.

No fim, e com chave d’ouro, um agradável encontro  num sítio agradabilíssimo e com amigos ainda mais agradáveis do que tudo isso.

A chegada a casa fez-se dentro da normalidade de Terça -feira de Carnaval. A foto diz tudo! É do INEM!!!hpim6150