Antiga Ponte da Portaxe

Algumas das antigas pontes da rede viária (antes de 1992) do Concello de Lobios – PNBL-SX, encontram-se, a maior parte do tempo, submersas devido aos níveis da albufeira do Lindoso. Durante o período estival, o abaixamento das águas permite-nos percorrer as antigas vias, e apreciar o curso natural do rio. Sempre tive algum fascínio por pontes, e fica aqui mais uma.

A Ponte da Portaxe. Como o nome  ( e a localização!), o local remete-nos para um sítio privilegiado de passagem. Unindo os lugares de A Portaxe  e Costa Pereira, servia para a travessia do Rio Cabaleiro.

Actualmente substituída pelo Viaduto da Portaxe, encontra-se intransitável a maior parte do tempo, como disse, devido ao alagamento desses terrenos pela albufeira. A via encontra-se cortada e sinalizada de ambos os lados. O tabuleiro mantém o alcatroado. As guardas eram constituídas por duas fiadas de granito aparelhado. A fiada superior, bastante ausente, está quase toda derrubada, restando algumas pedras na zona central. Algumas delas (poucas) encontram-se no leito rio.