A Capela de San Bieito – Grou – (Lobios PNBL-SX)

San Bieito, Benito, Benedicto ou Bento, são algumas das diferentes maneiras de nomear o mesmo santo. O monge fundador da Ordem Beneditina, São Bento de Nursia.

São muitas as capelas, as igrejas, mosteiros, templos maiores ou menores,  em devoção a São Bento. Esta é mais uma.

Com acesso (também) por estrada asfaltada desde Reguengo –  Grou – concello de Lobios, PNBL-SX – a Capela de San Bieito é acessível por uma encruzilhada de caminhos, uns mais recentes que outros. Optando por sair de A Feira Velha, uma estrada asfaltada leva-nos até à ponte e parque de merendas do Rio Pacín, onde estacionei. Depois foi subir. Subir e subir bem ! A Ladeira do Pote e depois Castelos, tomando a direcção do Oural. Já com vista para a Serra do Xurés,  avistando mesmo em frente os vales do Rio Lobios e do Rio de Vilaméa, logo coroados pelo pico da Nevosa e pelo Altar de Cabrões, seguimos rodeando o Alto do Santorgo e continuando a linha do cume, chegamos à área envolvente da capela. Com um parque de merendas debaixo dos imponentes e viçosos carvalhos envolventes, é um local muito agradável.